Engenharia Civil

Engenharia Civil

Sobre o Curso

O Curso de Engenharia Civil da USS tem como objetivo dotar o discente de visão sistêmica e analítica, a fim de torná-lo profissional capacitado para analisar e maximizar sistemas e processos novos ou existentes com qualidade, segurança e respeito ao ambiente e à sociedade, mediante uso efetivo de recursos financeiros, humanos e tecnológicos e pelo emprego das melhores técnicas, ferramentas e conhecimento tácito para que haja a maximização da rentabilidade dos investimentos e do crescimento sustentável das organizações nos diversos setores da produção.

Duração

  • Duração: 10 períodos (5 anos).

Mercado de Trabalho

Habilitamos o aluno para que se torne um profissional a atuar em todas as etapas de uma obra, do planejamento e desenho da planta até a definição dos materiais de acabamento, passando por um estudo rigoroso do solo, cálculo de custos, análises de viabilidade, coordenação de equipes e planejamento das instalações elétricas e hidráulicas.

Grade do Curso e Horário

- Grade do Curso e Horário

Bolsas de Estudo

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade Severino Sombra (USS), do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A política Institucional da FUSVE compreende os seguintes programas:

Programa de Bolsas de Estudos - critérios filantrópicos: oferece bolsas de estudos parciais e integrais aos alunos que não têm condições financeiras de arcar com os custos das prestações mensais. Trata-se de um benefício direcionado aos alunos que possuam renda per capita familiar, de até 03 salários mínimos, no caso de bolsas parciais, ou até 1,5 salário mínimo e meio, quando se tratar de bolsas integrais. Para concorrer, o aluno deverá ter cursado ao menos o 1º período, estar regularmente matriculado na USS e tender todas as disposições previstas em edital específico publicado anualmente. É de suma importância verificar que o aluno contemplado deverá adotar as seguintes posturas (sem prejuízo de outras definidas especificamente no Manual do Aluno Bolsista USS/CAP, vigente a partir de 2013) para renovar sua bolsa: não cometer infração disciplinar; possuir aproveitamento acadêmico mínimo de 75% das disciplinas cursadas em cada semestre; não efetuar trancamento de matrícula; assinar Termo de Compromisso de Bolsa semestralmente e proceder ao recadastramento da bolsa anualmente.

Programa PROUNI: a Instituição é aderente ao Programa Universidade para Todos, iniciativa governamental, através do Ministério da Educação (MEC) que prevê a oferta de bolsa de estudos parciais e integrais. Na Universidade, há previsão somente de oferta de bolsas de estudo integrais, de forma a privilegiar os alunos advindos da rede pública ou da rede privada como bolsista integral no Ensino Médio. Mais informações: http://www.uss.br/instituicao/prouni.

Programa de Bolsas Acadêmicas: oferece bolsas parciais aos alunos representantes (presidente e vice-presidente), durante a vigência do respectivo mandato, dos seguintes órgãos: DCE (Diretório Central de Estudantes); CAFF (Centro Acadêmico Froés da Fonseca) e Mega Consultoria (Empresa Júnior).

Programa de Bolsas Sindicais: oferece bolsas parciais e/ou integrais aos funcionários da Instituição e seus dependentes legais. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em acordos coletivos dos respectivos sindicatos.

Programa de Descontos e Convênios: oferece descontos parciais aos funcionários e/ou dependentes legais de filiados aos órgãos públicos e privados conveniados da Instituição. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em convênios próprios de cada órgão, previstos em editais específicos publicados semestralmente. São ofertados também, descontos aos ex-alunos do CAp, aos funcionários (e seus dependentes legais) do HUSF, aos alunos transferidos de outras Instituições para a Universidade, aos portadores de diploma e aposentados em geral. Os descontos não incidirão sobre a primeira prestação mensal quando do ingresso na Universidade e terão validade a partir do mês subsequente ao requerimento. Mais informações: http://www.uss.br/instituicao/convenios

Como faço para solicitar bolsa de estudos ou desconto na Universidade Severino Sombra?

I - No primeiro período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos somente poderá ser realizada através dos seguintes programas:

  • a) Programa PROUNI: o interessado deverá seguir as regras previstas pelo órgão governamental, além de cumprir prazos Institucionais para matrícula a fim de que possa se beneficiar de bolsa;
  • b) Programa Bolsas Sindicais: o interessado deverá dirigir-se à Gerência de Recursos Humanos para informações adicionais e preenchimento de solicitação;
  • c) Programa Descontos e Convênios: o interessado deverá, após a formalização do requerimento de matrícula e respectivo pagamento, entregar os documentos comprobatórios junto Setor de Benefícios. Cabe lembrar que o desconto não incidirá sobre a primeira prestação mensal e terá validade somente a partir do mês subsequente ao requerimento, sem retroatividade.

II) A partir do segundo período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos, além das previstas anteriormente, poderá ser realizada através dos programas:

  • a) Programa Bolsa de Estudos - critérios filantrópicos: interessado deverá inscrever-se em processo seletivo institucional específico para concorrer à bolsa parcial ou integral, promover à entrega de todos os documentos solicitados e cumprir os prazos de todas as etapas que são sucessivas e eliminatórias. Os requisitos para que o aluno esteja apto a participar, são disponibilizados em Edital a ser publicado no site da Universidade Severino Sombra, em época própria;
  • b) Programa de Bolsas Acadêmicas: o interessado deverá candidatar-se ao processo de eleição dos dirigentes, de acordo com as normas próprias de cada órgão. A Ata de eleição com a duração dos respectivos mandatos deverá ser encaminhada ao Setor de Benefícios para formalização do benefício.
  • Caso necessite de esclarecimentos ou informações adicionais, o aluno deverá dirigir-se ao Setor de Benefícios, situado à Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos nº 280, Bloco 03, Térreo. Tel: (24) 2471-8359, email beneficios@uss.br.
  • Horário de Funcionamento - Setor de Benefícios: De Segunda a Quinta de 12:30 às 22:00
    Sexta-feira não há atendimento ao público.

Formas de Financiamento

PRAVALER: O PRAVALER é o maior programa de crédito universitário privado do país. Um financiamento exclusivo para ensino superior, oferecido em parceria com a Instituição de Ensino, que possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada. SAIBA MAIS EM: creditouniversitario.com.br

FIES: Os estudantes interessados em financiar seus cursos superiores terão a chance de se inscrever, exclusivamente via internet, para o processo seletivo do primeiro semestre do ano. Para se inscrever no financiamento, o estudante precisa ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, alcançando nota média igual ou maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação. Além disso, deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. O quantitativo de vagas liberado pelo FNDE deverá ser acompanhado diretamente no site fiesselecao.mec.gov.br

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional - PDI). A atribuição de cada componente está definida em regulamento submetido e aprovado em CONSU (Conselho Universitário) e CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), no dia 11 de dezembro de 2007.

Matriz Curricular

- Matriz Curricular

Coordenação

Carlos Vitor de Alencar Carvalho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Civil (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011). É Professor adjunto I do UEZO, vinculado à Unidade Universitária de Tecnologia em Construção Naval, atuando também no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental. Também é Professor da USS, onde atua também no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. Atualmente é coordenador do curso de Engenharia Civil. É consultor "ad hoc" do CNPq, CAPES, FAPESPA, FAPERO e FACEPE. Desde 2010 é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Trabalhou como pesquisador e analista de sistemas no Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica ? Tecgraf/PUC-Rio de janeiro de 1997 a fevereiro de 2009 onde a principal área de atuação foi na Pesquisa e Desenvolvimento de Software para simuladores de processos de sedimentação de bacias geológicas, envolvendo técnicas de Computação Numérica, Computação Gráfica e Engenharia de Software. Foi Representante Institucional na Sociedade Brasileira de Computação da USS no período de 2007-2011. Em 2008 foi coordenador do curso de Sistemas de Informação da USS. De agosto de 2009 até julho de 2012 foi coordenador do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da USS. Em 2009 foi coordenador de pesquisa da USS. De agosto de 2010 até julho de 2012 foi Coordenador Institucional do PIBIC E PIBITI/ CNPq da USS. Foi Vice-Diretor da Unidade Universitária de Tecnologia em Construção Naval (mandato de 2013-2015). Atualmente é membro do Conselho Superior - CONSU - da UEZO. membro do Comitê Institucional da USS, membro do Comitê Científico do PIBIC E PIBITI da USS, do Colegiado do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da USS e do NDE dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil da USS.

Corpo docente

- Corpo Docente

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Saiba mais

Avaliação MEC

Resolução CONSEPE n.º 014/2012, de 18 de outubro de 2012.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO (CPC)
Engenharia Civil Vassouras -
Legenda:

O traço (-) indica que não houve avaliação.

Mensalidade
  • Parcela Mensal de R$ 990,00.
  • Pagamento até o vencimento dia 03*.