Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica

Sobre o Curso

O objetivo do Curso é formar engenheiros eletricistas capacitados a atender às diferentes solicitações profissionais pertinentes, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação básica, geral e humanística, associada à formação profissional específica, moderna e abrangente. Logo, o profissional egresso atenderá às necessidades do mercado de trabalho, compreendendo os seus problemas e identificando a metodologia mais adequada para a sua solução, levando sempre em conta as questões ambientais. Desta forma, o perfil do Curso, bem como o do profissional egresso, estão diretamente ligados às necessidades atualmente exigidas pelo mercado de trabalho.

Duração

  • Duração: 10 períodos (5 anos)
  • Turno: noturno.

Turno

  • Turno: noturno.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para engenheiros elétricos está aquecido. Grandes obras de infraestrutura, a expansão da área de telecomunicações e investimentos em energia renovável têm contribuído para a crescente demanda por profissionais na área de Engenharia Elétrica.

Grade do Curso e Horário

- Grade do Curso e Horário

Bolsas de Estudo

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade Severino Sombra (USS), do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A política Institucional da FUSVE compreende os seguintes programas:

Programa de Bolsas de Estudos - critérios filantrópicos: oferece bolsas de estudos parciais e integrais aos alunos que não têm condições financeiras de arcar com os custos das prestações mensais. Trata-se de um benefício direcionado aos alunos que possuam renda per capita familiar, de até 03 salários mínimos, no caso de bolsas parciais, ou até 1,5 salário mínimo e meio, quando se tratar de bolsas integrais. Para concorrer, o aluno deverá ter cursado ao menos o 1º período, estar regularmente matriculado na USS e tender todas as disposições previstas em edital específico publicado anualmente. É de suma importância verificar que o aluno contemplado deverá adotar as seguintes posturas (sem prejuízo de outras definidas especificamente no Manual do Aluno Bolsista USS/CAP, vigente a partir de 2013) para renovar sua bolsa: não cometer infração disciplinar; possuir aproveitamento acadêmico mínimo de 75% das disciplinas cursadas em cada semestre; não efetuar trancamento de matrícula; assinar Termo de Compromisso de Bolsa semestralmente e proceder ao recadastramento da bolsa anualmente.

Programa PROUNI: a Instituição é aderente ao Programa Universidade para Todos, iniciativa governamental, através do Ministério da Educação (MEC) que prevê a oferta de bolsa de estudos parciais e integrais. Na Universidade, há previsão somente de oferta de bolsas de estudo integrais, de forma a privilegiar os alunos advindos da rede pública ou da rede privada como bolsista integral no Ensino Médio. Mais informações: http://www.uss.br/instituicao/prouni.

Programa de Bolsas Acadêmicas: oferece bolsas parciais aos alunos representantes (presidente e vice-presidente), durante a vigência do respectivo mandato, dos seguintes órgãos: DCE (Diretório Central de Estudantes); CAFF (Centro Acadêmico Froés da Fonseca) e Mega Consultoria (Empresa Júnior).

Programa de Bolsas Sindicais: oferece bolsas parciais e/ou integrais aos funcionários da Instituição e seus dependentes legais. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em acordos coletivos dos respectivos sindicatos.

Programa de Descontos e Convênios: oferece descontos parciais aos funcionários e/ou dependentes legais de filiados aos órgãos públicos e privados conveniados da Instituição. A concessão e renovação obedecerão às regras e aos limites definidos em convênios próprios de cada órgão, previstos em editais específicos publicados semestralmente. São ofertados também, descontos aos ex-alunos do CAp, aos funcionários (e seus dependentes legais) do HUSF, aos alunos transferidos de outras Instituições para a Universidade, aos portadores de diploma e aposentados em geral. Os descontos não incidirão sobre a primeira prestação mensal quando do ingresso na Universidade e terão validade a partir do mês subsequente ao requerimento. Mais informações: http://www.uss.br/instituicao/convenios

Como faço para solicitar bolsa de estudos ou desconto na Universidade Severino Sombra?

I - No primeiro período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos somente poderá ser realizada através dos seguintes programas:

  • a) Programa PROUNI: o interessado deverá seguir as regras previstas pelo órgão governamental, além de cumprir prazos Institucionais para matrícula a fim de que possa se beneficiar de bolsa;
  • b) Programa Bolsas Sindicais: o interessado deverá dirigir-se à Gerência de Recursos Humanos para informações adicionais e preenchimento de solicitação;
  • c) Programa Descontos e Convênios: o interessado deverá, após a formalização do requerimento de matrícula e respectivo pagamento, entregar os documentos comprobatórios junto Setor de Benefícios. Cabe lembrar que o desconto não incidirá sobre a primeira prestação mensal e terá validade somente a partir do mês subsequente ao requerimento, sem retroatividade.

II) A partir do segundo período, a solicitação de bolsa de estudos/descontos, além das previstas anteriormente, poderá ser realizada através dos programas:

  • a) Programa Bolsa de Estudos - critérios filantrópicos: interessado deverá inscrever-se em processo seletivo institucional específico para concorrer à bolsa parcial ou integral, promover à entrega de todos os documentos solicitados e cumprir os prazos de todas as etapas que são sucessivas e eliminatórias. Os requisitos para que o aluno esteja apto a participar, são disponibilizados em Edital a ser publicado no site da Universidade Severino Sombra, em época própria;
  • b) Programa de Bolsas Acadêmicas: o interessado deverá candidatar-se ao processo de eleição dos dirigentes, de acordo com as normas próprias de cada órgão. A Ata de eleição com a duração dos respectivos mandatos deverá ser encaminhada ao Setor de Benefícios para formalização do benefício.
  • Caso necessite de esclarecimentos ou informações adicionais, o aluno deverá dirigir-se ao Setor de Benefícios, situado à Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos nº 280, Bloco 03, Térreo. Tel: (24) 2471-8359, email beneficios@uss.br.
  • Horário de Funcionamento - Setor de Benefícios: De Segunda a Quinta de 12:30 às 22:00
    Sexta-feira não há atendimento ao público.

Formas de Financiamento

PRAVALER: O PRAVALER é o maior programa de crédito universitário privado do país. Um financiamento exclusivo para ensino superior, oferecido em parceria com a Instituição de Ensino, que possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada. SAIBA MAIS EM: creditouniversitario.com.br

FIES: Os estudantes interessados em financiar seus cursos superiores terão a chance de se inscrever, exclusivamente via internet, para o processo seletivo do primeiro semestre do ano. Para se inscrever no financiamento, o estudante precisa ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, alcançando nota média igual ou maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação. Além disso, deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. O quantitativo de vagas liberado pelo FNDE deverá ser acompanhado diretamente no site fiesselecao.mec.gov.br

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional - PDI). A atribuição de cada componente está definida em regulamento submetido e aprovado em CONSU (Conselho Universitário) e CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), no dia 11 de dezembro de 2007.

Matriz Curricular

- Matriz Curricular

Coordenação

José Leandro Casa Nova Almeida

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Severino Sombra (2002), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Engenharia Mecânica na área de Transmissão e Conversão de Energia pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP, Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Adjunto II e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Severino Sombra e também professor do IFRJ. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em manutenção, projetos, treinamentos e ajustes em processos produtivos.

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Saiba mais

Avaliação MEC

Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria DIREG/MEC nº 286 de 21/12/2012 DOU 27/12/2012.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO (CPC)
Engenharia Elétrica Vassouras 2
Mensalidade
  • Parcela Mensal de R$ 990,00 / Ingressantes em 2014.2 a 2017.2.
  • Pagamento até o vencimento dia 03*.