Curso de Medicina
Portaria DIREG/MEC nº 175 de 20/03/14, D.O.U. 21/03/2014.
Duração do Curso: 6 anos

Objetivo(s):

  • Qualificar um profissional habilitado a atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde e, portanto, capaz de prestar serviços adequados às necessidades de saúde da comunidade local;
  • Formar um profissional médico capaz de valorizar uma continuada preocupação com o ideal de saúde do Homem;
  • Estimular o auto-aperfeiçoamento e atualização através da Pesquisa Científica e do engajamento em processos de educação permanente.
  • A USS tem mais de 40 anos de tradição no ensino médico. Orientado a partir do que há de mais moderno em modelo de Ensino Médico no Brasil e no mundo, o Curso de Medicina da USS oferece um projeto pedagógico inovador , que contempla uma enorme diversidade de cenários para a Prática Médica, possibilitando que nossos alunos possam aliar prática e teoria durante todo o curso. Referência na prática de ensino em unidades hospitalares, atuando no Hospital Universitário e em 100 % das Unidades de Saúde da Família do município de Vassouras, o Curso de Medicina da USS forma médicos generalistas, com visão humanista, crítica e reflexiva. Aliando seus 40 anos de tradição no Ensino Médico com a moderna estrutura oferecida no HUSF, o Curso de Medicina da USS tem foco no aluno como elemento principal do processo de ensino-aprendizagem, garantindo-lhe oportunidade para desenvolver habilidades e incorporar atitudes que os tornem aptos a exercer a Promoção da Saúde.
  • No curso de Medicina da USS o aluno é inserido em atividades práticas, relevantes para a sua futura vida profissional desde o primeiro período. Isso permite que ele possa interagir com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação. Isso cria a oportunidade de lidar com problemas reais, de acordo com as suas complexidades e com o grau de autonomia que vai sendo adquirido ao longo do curso.
  • As atividades práticas ocorrem em todas as disciplinas e períodos do curso em diferentes cenários: hospital universitário, unidades básicas de saúde, laboratórios de habilidades e comunidades. Os diversos cenários de prática médica oferecidos aos alunos do curso de Medicina da USS lhes possibilitam conhecer e vivenciar situações variadas da vida, da organização, da prática e do trabalho em equipe multiprofissional. Todas as disciplinas possuem atividades práticas.
  • A inserção dos alunos nos vários cenários de prática médica é integrada a todas as disciplinas do curso, permeando o currículo e permitindo que possam atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, desde a atenção básica até a alta complexidade. Entre os cenários de prática médica utilizados por alunos do curso de Medicina da USS, estão o Hospital Universitário Sul Fluminense, todas as unidades básicas de saúde do município de Vassouras, cinco unidades básicas do município vizinho de Engenheiro Paulo de Frontin, Laboratórios de Habilidades com simuladores, além dos demais laboratórios específicos com equipamentos de última geração.
  • SIC - sistema de integração curricular
  • A partir de uma concepção ampliada de saúde e em consonância com os eixos de desenvolvimento curricular preconizados pelo MEC, a fim de complementar a organização disciplinar, o curso de Medicina da USS tem como objetivo promover total integração interdisciplinar do 1º ao 8º período, possibilitando a articulação das várias disciplinas em torno de temáticas que englobem as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e ambientais.
  • O curso de Medicina da USS trabalha com um processo de avaliação teórico, prático e atitudinal. Os conteúdos transmitidos ao longo do curso estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrados à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em medicina.
  • Centrado na busca da formação integral de seus alunos, o curso de Medicina da USS possui um projeto pedagógico focado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, priorizando fundamentalmente a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência.
  • Atividades Complementares
  • - Desenvolvimento de projetos de pesquisa com a participação de professores e alunos;
  • - Atividades de extensão para a comunidade acadêmica e profissionais da região como cursos de atualização, aperfeiçoamento e atividades para a população em geral;
  • - Estímulo à produção científica dos estudantes, através da publicação dos melhores trabalhos nas revistas indexadas da universidade;
  • - Atuação de 34 ligas acadêmicas que realizam atividades de pesquisa e extensão;
  • - Oferta de diversas disciplinas optativas, objetivando flexibilização curricular;
  • - O curso disponibiliza monitorias para os alunos em várias disciplinas como estímulo à docência.
  • Projeto Ipiranga: integração total com a comunidade
  • O curso de Medicina da USS, sensível à necessidade de conciliar o ensino e a prática médica com as necessidades da comunidade, desenvolve projetos de inserção de seus alunos nas comunidades por meio de visitas semanais para promoção à saúde. No Projeto Ipiranga, cada grupo é responsável por um determinado número de famílias e cada aluno do grupo atua de acordo com a complexidade do seu período. Os grupos têm a oportunidade de acompanhar as famílias durante todo o curso.
  • Esta aproximação do aluno com a comunidade segue as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Medicina e possibilita a atuação do aluno em diferentes cenários de prática médica. Esta formação médica, processada nos diferentes níveis de atenção à saúde, incentiva o compromisso com a saúde integral do ser humano, desenvolve compromissos com a cidadania e aumenta o senso de responsabilidade social do aluno.
  • Integração total com o Sistema Municipal de Saúde
  • O curso de Medicina da USS, calcado na premissa básica da superação da dicotomia entre a teoria e a prática, e com o objetivo de ampliar cada vez mais os cenários de prática médicas disponíveis aos seus alunos, possui um acordo de cooperação com o município de Vassouras que possibilita a inserção dos alunos em todos os níveis da atenção municipal. O curso valoriza o trabalho articulado com os serviços de saúde e atua no SUS em todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família do município de Vassouras e em cinco unidades do município de Engenheiro Paulo de Frontin.