Hospital Universitário Sul Fluminense

Centro de Estudos Prof. Severino Sombra

  • O Hospital Universitário Sul Fluminense - HUSF - é a principal referência hospitalar de média e alta complexidade da Região Centro-Sul Fluminense. Possui habilitação junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal tipo II, Hemodiálise, Oncologia Clínica/Cirúrgica, Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica, Eletrofisiologia, Neurologia/Neurocirurgia e Traumato-ortopedia.
  • O Complexo Hospitalar é composto por 8 prédios / blocos, que totalizam 13.500,23 m2. de área construída, estando localizado em uma área de terreno de 21.985,00 m2.
  • Dispõe de Centro de Estudos com anfiteatro e capacidade para 60 lugares, Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, Pavilhão Silva Melo com 10 salas de 48 lugares e 1 sala de multimídia com 105 lugares, Prédio Walter Capanema de Miranda com 7 salas de aulas de 100 lugares, Laboratórios de Habilidades Multidisciplinares, Ambulatório Docente, Cantina, Alojamento dos Médicos / Residentes: feminino e masculino.
  • O HUSF oferece Programas de Residência Médica desde 1988 autorizado pela Comissão Nacional de Residência Medica (CNRM) nas áreas básicas de Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Medicina Intensiva e Medicina da Família e Comunidade. A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço com carga horária de 60 horas semanais, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
  • A residência médica do HUSF funciona sobre a responsabilidade da Comissão de Residência Médica ? COREME, que tem como função primordial empenhar-se no aperfeiçoamento e efetivo desenvolvimento de todos os Programas de Residência Médica (PRM) oferecidos, contando para tanto com a colaboração do corpo clínico do HUSF, coordenadores, preceptores e docentes do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra (USS).
  • Contato COREME HUSF: dir.ensino@uss.br / Tel. (24) 24718133.
  • Regimento Interno da Coreme
  • O Hospital Universitário Sul Fluminense oferece a seguinte quantidade de vagas por Programas de Residência Médica:
  • 1) Clínica Médica - 02 vagas
  • 2) Cirurgia Geral - 02 vagas
  • 3) Pediatria - 02 vagas
  • 4) Ginecologia e Obstetrícia - 02 vagas
  • 5) Medicina Intensiva - 02 vagas
  • 6) Medicina de Família e Comunidade - 02 vagas
  • 7) Anestesiologia - 01 vagas.
X
Curso: Residência Médica em Clinica Médica
Objetivos:

Formar médicos especialistas por meio da educação em serviço, para atuar em equipe multiprofissional e em todos os níveis de atenção a saúde fundamentada nos princípios e diretrizes propostos pelo SUS. Tornar o médico residente apto a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas com a Medicina Interna, ter habilidades e competências para atendimento de pacientes na Unidade Básica de Saúde, Ambulatório e Enfermaria de Clínica Médica, Unidade de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva,

Número de Vagas:

2 Vagas.

Coordenador:

Nome: Ana Paula dos Santos Florencio
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande-PB no ano de 2005. Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário João de Barros Barreto, da Universidade Federal do Pará. (2007/2008). Experiência profissional em Unidade Básica de Saúde, em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Pronto- Socorro Hospitalar, em atendimento ambulatorial de Clínica Médica e Assistência em Enfermaria de Clínica Médica. Preceptora do Internato e da residência de Clínica Médica do Hospital Universitário Sul Fluminense (HUSF) desde o ano de 2012.

Informações Gerais:
X
Curso: Residência Médica em Cirurgia Geral
Objetivos:

Formar Médicos Cirurgiões Gerais por meio da educação e treinamento em serviço, para atuar em equipe multiprofissional e em todos os níveis de atenção a saúde fundamentada nos princípios e diretrizes propostos pelo SUS. Tornar o médico residente apto a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas com a Cirurgia Geral, ter habilidades e competências para realização de Cirurgias contempladas pela especialidade, atendimento de pacientes em Ambulatório e Enfermaria de Cirurgia Geral, Unidade de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva.

Número de Vagas:

2 Vagas.

Informações Gerais:
X
Curso: Residência Médica em Pediatria
Objetivos:

Tornar o médico residente em pediatria apto a promover a saúde e prevenir, diagnosticar e tratar as afecções relacionadas à criança e ao adolescente, nas diferentes fases da vida do crescimento e desenvolvimento, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico nas subespecialidades e nas diversas áreas de atuação, proporcionando uma formação profissional e humana no seu sentido mais profundo. Mais especificamente pretende-se que o residente seja capaz de:
Aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões.
Desenvolver atitude que permita valorizar a significação dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na doença.
Valorizar as ações de saúde de caráter preventivo.
Promover a integração do médico em equipes multiprofissionais para a prestação da assistência aos pacientes.
Estimular a capacidade de aprendizagem independente e de participação em programas de educação continuada.
Estimular a capacidade de crítica da atividade Médica, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais.
Conhecer os principais problemas sócio-econômicos e culturais que interferem na saúde da criança.
Executar o processo de atendimento a criança sadia e saber reconhecer e diagnosticar seus desvios com ênfase ao atendimento ambulatorial

Número de Vagas:

2 Vagas.

Coordenador:

Nome: Kleiton Santos Neves.
Residência Médica em Pediatria - Hospital Federal dos Servidores do Estado-RJ Residência Médica - R3 em Gastrenterologia Pediátrica, Hospital Federal dos Servidores do Estado-RJ.
Mestre em Epidemiologia e Vigilância em Saúde-UERJ. Professor Titular da disciplina de Medicina da Criança e Adolescente na Faculdade de Medicina de Valença-RJ Chefe do Departamento de Medicina da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina de Valença-RJ Coordenador do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Valença-RJ Médico Preceptor do Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado-RJ.

Informações Gerais:
X
Curso: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia
Objetivos:

Tornar o médico residente em Obstetrícia e Ginecologia apto a promover a saúde e prevenir, diagnosticar e tratar as afecções relacionadas à mulher, nas diferentes fases da vida, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico nas subespecialidades e nas diversas áreas de atuação, proporcionando uma formação profissional e humana no seu sentido mais profundo.

Número de Vagas:

2 Vagas.

Coordenador:

Nome: Kelly Paiva Guimarães Silveira.
Formação acadêmica e titulação: Possui Graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2001) e Graduação em Enfermagem pelas Faculdades Integradas Severino Sombra (1996). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário Sul Fluminense (2004). Pós-Graduação em Video-Histeroscopia Experiência profissional: Experiência na área de Medicina - Ginecologia e Obstetrícia. Exerce a função de médica Ginecologista e Obstetrícia no Hospital Universitário Sul Fluminense e Médica Plantonista da Maternidade de Alto Risco do Hospital São João Batista - Volta Redonda RJ Professora adjunta da disciplina de Saúde da mulher I da Universidade Severino Sombra. Supervisora do Internato em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Sul Fluminense.

Informações Gerais:
X
Curso: Residência Médica em Medicina Intensiva
Objetivos:

Formar médicos especialistas em Medicina Intensiva de elevado conhecimento técnico-científico e adequado comportamento ético-profissional, de maneira a realizar a assistência integral do paciente gravemente enfermo, de seus familiares e do conjunto de demandas profissionais e sociais que o cercam

Número de Vagas:

1 Vaga.

Coordenador:

Nome: Wiliam Faviere.
Formação acadêmica e titulação: Especialista em Medicina Intensiva e Clínica Médica. Experiência profissional: Professor Titular de Medicina Intensiva. Ex-Reitor da USS.
Ex-Diretor da Faculdade de Medicina de Vassouras. Ex-Professor Adjunto de Clínica Médica. Chefe do Serviço de Medicina Intensiva do HUSF. Ex-Secretário de Saúde do município de Barra do Piraí, RJ. Presidente do Centro de Estudos Prof. Severino Sombra - HUSF. Presidente da Comissão de Ética do HUSF. Ex-membro do Comitê de Ética em Pesquisa da USS. Orientador de TCC na graduação e pós-graduação da USS.

Informações Gerais:
X
Curso: Residência Médica em Medicina de Familia e Comunidade

Em Atualização...

X
Curso: Residência Médica em Anestologia
Objetivos:

Tornar o médico residente em anestesiologia apto a avaliar risco anestésico cirúrgico, avaliação pré-anestésica diminuindo a morbi/mortalidade assim como a suspensão de anestesias/cirurgias, realizando-as com segurança e aptidão os diversos procedimentos anestésicos e no pós-operatório garantir a analgesia e o bem-estar dos pacientes.

Número de Vagas:

1 Vaga.

Coordenador:

Nome: Ana Claudia Zon Filllipi.
Formação acadêmica e titulação: Membro do Corpo Clínico do Hospital Universitário Sul Fluminense - HUSF, Possui graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra (1995), com ênfase em Anestesiologia tendo concluído Residência Médica no Hospital Central da Polícia Militar (1998), aprovada em concurso realizado segundo as normas estabelecidas pela Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia a quem conferem o título de Especialista (1998), e possui título de Espescialista em Medicina Intensiva através da Universidade Severino Sombra (2006) Experiência profissional: Médica Anestesiologista há 15 anos no Hospital Universitário Sul Fluminense - HUSF; Médica Anestesiologista rotina no Hospital do Retiro - Prefeitura Municipal de Volta Redonda; Médica Anestesiologista concursada no Hospital da Mulher - Prefeitura Municipal de Barra Mansa.

Informações Gerais: