Hospital Universitário de Vassouras

Doe Sangue... Doe Vida!

  • O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário de Vassouras (HUV) necessita de doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos, em especial das tipagens A- (A negativo) e O- (O negativo).
  • No período de dezembro a fevereiro, em todo o Brasil, há uma grande redução nos estoques de sangue dos núcleos de Hemoterapia. Entre os principais motivos, está o aumento no número de acidentes de trânsito, em decorrência do crescimento do tráfego de veículos nas estradas, no período das férias.
  • Em relação aos tipos sanguíneos A- e O-, a questão é ainda mais grave, visto que esses só podem ser encontrados em uma pequeníssima parcela da população. Cerca de 15%, segundo o Ministério da Saúde. Se considerarmos então a parcela da população que doa sangue, a situação é alarmante.
    Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, somente 1,8% dos brasileiros são doadores.
  • A exemplo de outros núcleos de hemoterapia do país, o Núcleo de Hemoterapia do HUV, luta para conseguir mais doadores voluntários. Para isso, lançou a Campanha "Construa sorrisos, Doe Sangue", que realizará diversas ações de conscientização e informação. O banco de sangue do HUV é responsável pelo abastecimento de toda a região.
  • As condições básicas para doar sangue são:
    - Estar bem de saúde;
    - Não fazer uso de medicamentos;
    - Ter entre 16 e *69 anos (doadores com 16 e 17 anos devem estar acompanhados por responsável legal e ambos com documento e 1 cópia do documento do responsável- * 69 anos se já doou alguma vez, se nunca doou é até 60 anos);
    - Pesar mais de 50kg;
    - Não estar grávida e nem amamentando;
    - Evitar bebida alcoólica no dia anterior à doação;
    - No dia da doação você deve estar alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos;
    - Não fumar 30 minutos antes da doação;
    - Obrigatório trazer um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira de trabalho ou de motorista) e o Cartão Nacional de Saúde (SUS).
  • As doações podem ser feitas no Hospital Universitário de Vassouras, na Rua Vicente Celestino, 201, Madruga.
    Horário: de segunda a quarta-feira, das 7:30h às 12h;
    Quarta-feira: das 15h às 17h;
    Demais dias e horários: somente com agendamento prévio.
    Outras informações pelo telefone (24)2471-8141.