Setor de Relações Internacionais

Setor de Relações Internacionais

  • Criado através da Portaria da Reitoria, R.Nº 060, em 16 de Novembro de 2010, o Setor de Relações Internacionais da Universidade Severino Sombra - SRI-USS é o principal mediador institucional da USS com o exterior. O SRI-USS está responsável por estabelecer o diálogo com instituições estrangeiras, de natureza acadêmica - como universidades e institutos de pesquisa - e órgãos governamentais - como embaixadas, consulados e agências internacionais além de empresas. Em conjunto com o desenvolvimento de parcerias internacionais, o SRI-USS está responsável por criar e manter uma rede internacional de relacionamentos para a USS.
  • Organização e atribuições do Setor de Relações Internacionais
  • O SRI-USS está diretamente subordinado à Reitoria da Universidade Severino Sombra e possui uma estrutura administrativa composta por um coordenador e uma secretária. Internamente, sudivide-se em quatro seções: Seção das Relações Internacionais, Seção dos Convênios Internacionais, Seção de Intercâmbios e Seção de Convênios Internacionais com Empresas.
  • A Seção das Relações Internacionais está responsável por: criar e manter uma rede internacional de colaboração para a Universidade Severino Sombra; representar a Instituição no Exterior; agir junto ao serviço de cerimonial na organização de eventos ligados à área de Relações Internacionais; agir como o principal negociador de propostas de convénios Internacionais; agir como o principal mediador no diálogo com as Instituições Estrangeiras e órgãos governamentais - como embaixadas, consulados e agências internacionais; agir como o principal divulgador de informações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão em Universidades Estrangeiras; cuidar da divulgação na USS de assuntos relacionados com o sector de relações internacionais.
  • A seção dos convênios internacionais está responsável por elaborar toda a documentação para a celebração de convênios, negociados ou propostos pela seção de relações internacionais, bem como acompanhar todo o processo até a assinatura do convênio. A manutenção da relação diplomática com a Instituição conveniada é função do Setor de Relações Intenacionais.
  • A seção dos intercâmbios está responsável por viabilizar o intercâmbio de alunos, docentes e técnicos administrativos, através de programas do tipo "OUT - OUTgoing" (da Universidade Severino Sombra para Instituições Estrangeiras), bem como do tipo "IN - Incoming (de Instituições Estrangeiras para a Universidade Severino Sombra).
  • A seção dos convénios internacionais com empresas está responsável por estabelecer protocolos de colaboração com empresas internacionais.
  • O SRI-USS funciona das 12:00h às 21:00h, Pavilhão 08, na sala da Reitoria - Campus Universitário - Av. Exp. Oswaldo de Almeida Ramos, 280 Centro - Vassouras - RJ - Brasil - CEP: 27.700-000
  • Para mais esclarecimentos, entre em contato com o Setor de Relações Internacionais: (24) 2471-8378, ou pelos e-mails: relacoes.internacionais@uss.br - Dra. Ana Paula de Almeida (coordenadora), ou sec.relacoes.internacionais@uss.br - Maria Isabel Gonçalves Stellet (secretária).
  • SRI-USS contacts:
  • SRI-USS General Coordinator - Ana Paula de Almeida - relacoes.internacionais@uss.br
  • Officer - Maria Isabel Gonçalves Stellet - sec.relacoes.internacionais@uss.br