Notícias

Últimas Notícias

Curso de Engenharia Química da USS obtém nota máxima do MEC em 15 Indicadores de Qualidade

Após avaliação in loco ao curso de Engenharia Química da USS, o curso foi avaliado com nota máxima nos seguintes Indicadores de Qualidade: Apoio ao discente, ações decorrentes dos processos de avaliação do curso, número de vagas, experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do coordenador, regime de trabalho do coordenador do curso, titulação do corpo docente, regime de trabalho do corpo docente, experiência de magistério superior, funcionamento do colegiado, espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos, acesso dos alunos a equipamentos de informática, bibliografia básica, complementar e periódicos especializados e laboratórios didáticos especializados.

Os avaliadores consideraram a excelência do corpo docente do curso de Engenharia Química da USS, composto por 85% de mestres e doutores, com máxima dedicação, além da experiência profissional do coordenador, o que assegura a excelente formação profissional dos futuros engenheiros químicos.

O apoio ao discente ganhou nota máxima graças à sua política de apoio psicopedagógico, inclusão social e acessibilidade, concessão de bolsas etc. Além de ter considerado que a USS se preocupa em trabalhar com qualidade e não quantidade, devido ao número de vagas ofertadas.

Outros critérios que levaram ao conceito máximo dizem respeito às ações decorrentes de processos de avaliação do curso, participação efetiva de alunos e professores no colegiado.

A infraestrutura de excelência é garantida pelas instalações dos diversos laboratórios, com acesso aos equipamentos de informática e destaque para o software de simulação de processos químicos, ProSimPlus@, existente em apenas quatro universidades do país: USS, UFCG, USP e UNICAMP. Além de contar com rico acervo bibliográfico básico, complementar e periódicos especializados.

Os laboratórios didáticos específicos para as atividades e pesquisas são amplos e dispõem de equipe técnica de apoio e suporte às aulas práticas. Os espaços são devidamente sinalizados, com mapa de risco, manual de práticas e regras de uso. Há ainda, a previsão para 2018 de instalação de uma unidade completa para a produção de cerveja, podendo produzir e aprender, na prática, fundamentos de Operações Unitárias, Controle de Processos, Microbiologia industrial, Controle de qualidade, Transferência de Calor e Massa, Moagem, etc.

O objetivo da USS, segundo o Magnífico Reitor, Professor Dr. Marco Antonio Soares de Souza e do coordenador do curso, prof. Miguel Rascado Fráguas Neto, é garantir ao máximo a qualidade de suas engenharias, levando a instituição ao reconhecimento nacional por sua excelência na formação do alunado.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!