Pesquisa
  • A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação é o setor da Universidade Severino Sombra responsável por implantar, acompanhar as políticas institucionais de investigação científica, tecnológica e inovação.
  • O Programa Institucional de Pesquisa - PIP da Universidade Severino Sombra possui mecanismos de incentivo e viabilização para o desenvolvimento de pesquisas em sua comunidade acadêmica, a partir de duas tônicas combinadas. A primeira, na qualificação do seu corpo docente em relação aos avanços científicos, tecnológicos e de inovação; no intercâmbio de conhecimento científico nacional e internacional e na formação de Projetos de Pesquisa. A segunda tem como público-alvo os estudantes de graduação e pós-graduação, para que complementem sua formação acadêmica e profissional com atividades de investigação científica, tecnológica e de inovação; mobilidade acadêmica e científica, mediante convênios com Universidades e instituições de pesquisa nacionais e internacionais; programas institucionais de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBICTI Jr, além de participar dos programas do CNPq (PIBIC/ PIBITI), FAPERJ (PIBIC, PIBITI e Projetos Jovens Talentos para a ciência), e CAPES.
  • A USS tem Grupos de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Desses grupos, os professores e estudantes participam das grandes áreas do conhecimento, como Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Ciências Agrárias.
  • Os resultados destas atividades de investigação têm propiciado o aumento na produção científica dos professores pesquisadores e de seus orientados, inclusive acréscimo significativo de artigos publicados em livros e revistas científicas nacionais e internacionais e nas revistas eletrônicas da USS; aumento do número de projetos de pesquisas, contemplados com fomento externo, o que viabilizou a criação, ampliação, e reestruturação dos laboratórios de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento e em sintonia com as linhas de pesquisa da instituição. Como inúmeros trabalhos têm dimensão educacional e social, tem ocorrido a articulação do ensino, pesquisa e extensão, com preocupação na responsabilidade social, o que se inclui a comunidade à nossa volta.