Stricto Sensu (Mestrados)

Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária

Apresentação

O que é o mestrado profissional

É uma modalidade de pós-graduação "Stricto sensu voltado para uma alta qualificação em demandas específicas do mercado de trabalho. Enfatiza estudos e técnicas diretamente relacionados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Os cursos buscam atender a uma necessidade latente de formação de especialistas egressos do ambiente universitário, abordando temas mais conectados ao mundo do trabalho e apostando nos conhecimentos adquiridos na universidade. As linhas de pesquisa se aplicam prioritariamente ao estudo de técnicas processos ou temáticas ligados ao mercado de trabalho. Possui o mesmo valor do mestrado acadêmico".

Fonte: Revista CFMV Conselho Federal De Medicina Veterinária, Ano XXII, n.70, julho a setembro de 2016.

Objetivos

O Mestrado Profissional na área de Medicina Veterinária da USS é o primeiro da região Sudeste aprovado pela CAPES/MEC. Com ênfase em Diagnóstico Clínico e Laboratorial o programa tem como objetivo principal desenvolver e aprimorar o profissional da Medicina Veterinária oferecendo treinamento e aprofundamento do conhecimento na área de concentração de diagnóstico em Medicina Veterinária através da integração multidisciplinar, incluindo a abordagem prática de técnicas de diagnóstico inovadoras, visando o aprimoramento do diagnóstico clínico, monitoramento e tratamento de patologias em Animais Domésticos, quer seja em âmbito nacional, regional ou local, bem como a formação para o exercício da docência e da pesquisa. O programa possui como objetivos específicos:

Promover o aprimoramento do conhecimento teórico e prático, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício especializado da Medicina Veterinária, por meio de treinamento profissional sob a supervisão do Orientador.

Desenvolver senso de responsabilidade inerente ao exercício das atividades profissionais, abordando políticas públicas de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nas zoonoses associadas ao manejo, epidemiologia e sanidade de animais de companhia e animais de produção.

Promover o aprimoramento didático científico por meio das disciplinas do eixo transversal (Epidemiologia, Estatística, Biossegurança, Metodologia da pesquisa, Vigilância em saúde e Seminários e Redação científica).

Desenvolver a capacitação profissional e qualificar a assistência médico veterinária à comunidade regional.

Desenvolver capacidade para diagnosticar, tratar e monitorar as principais afecções de animais de companhia e animais de produção, avaliar o prognóstico e estabelecer diretrizes relacionadas ao bem estar animal e saúde pública.

Corpo Docente

Coordenação:
  • Coordenador: Prof. Dr. Gustavo Mendes Gomes.
  • Vice-coordenador: Prof. Dra. Maria Fernanda de Mello Costa.
Professores Orientadores:
Professores Orientadores Externos:

Infraestrutura

A USS coloca à disposição de seu aluno uma infraestrutura à altura da única universidade particular de todo o Sul Fluminense. São mais de 100 salas de aula, distribuídas pelo Conjunto Universitário, Anexo e Hospital Universitário de Vassouras.

A Biblioteca da USS no campus principal oferece apoio bibliográfico aos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizando, mantendo, disseminando e recuperando informações nas diversas áreas do conhecimento necessárias às suas finalidades. Atende ao corpo docente, discente e administrativo e a usuários de todo o país, por meio do amplo acervo de livros, folhetos, obras de referência, teses, periódicos, materiais especiais, bases de dados eletrônicas, entre outros. O Sistema Integrado de Bibliotecas da USS - Campus Vassouras - é constituído pela Biblioteca Central - coordenadora do Sistema e pelas Bibliotecas Setoriais: (1) Professora Vera Maria Cordilha Porto (Biblioteca do Colégio de Aplicação), (2) Centro de Estudos Professor Severino Sombra/Biblioteca Setorial HUV e (3) Biblioteca do Museu Severino Sombra. O acervo da Biblioteca Central contempla as áreas de Saúde, Tecnológica, Humanas e Ciências Sociais. O acervo das bibliotecas setoriais está voltado para formação geral (Biblioteca do Museu Severino Sombra; Professora Vera Maria Cordilha Porto), áreas de saúde (Centro de Estudos Professor Severino Sombra/Biblioteca Setorial HUSF).

A universidade possui os seguintes laboratórios que atendem as necessidades do mestrado profissional: Análise Clínica, Anatomia, Anatomia Patológica, Apoio a Pesquisa, Bacteriologia, Bioquímica, Bioquímica e Biofísica, Ciências Biológicas, Citogenética, Citologia e Paleontologia, Ensaios Biológicos, Farmacologia, Farmacotécnica, Fisiologia, Genética e Imunologia, Hardware, Hematologia, Hemocentro, Histologia, Informática, Microbiologia e Parasitologia, Odontologia, Prótese Dentária, Química Analítica e Inorgânica, Química Orgânica, Raio X, Sorologia, Técnica Cirúrgica e Toxicologia.

O Campus Experimental está localizado em uma área de 15 hectares de terra à 2 km do centro da cidade de Vassouras, desta forma facilitando a vivência diária dos alunos com a prática clínica dos animais. Neste Campus são ministradas disciplinas do ciclo profissional do Curso de Medicina Veterinária em salas de aula equipadas com aparelhos de ar condicionado e televisores para projeção das aulas. A estrutura conta com uma clínica veterinária-escola, laboratório clínico veterinário e com a Fazenda Experimental (animais de médio e grande porte). A Fazenda Experimental e a Clínica Veterinária-Escola apresentam instalações modernas e seguras para as práticas acadêmicas e espaço adequado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas aplicadas. Funcionam anexas à clínica veterinária, salas de aula e laboratórios de pesquisas cadastradas na instituição de ensino. Neste espaço, também se desenvolverão atividades e aulas do Mestrado Profissional.

A clínica veterinária presta serviços à comunidade sendo realizados atendimentos clínico-veterinários de excelência, inclusive procedimentos cirúrgicos. Laboratório Clínico Veterinário: O Campus Experimental conta também com laboratório clínico veterinário habilitado para realização de exames de sangue (hemograma completo,pesquisa de hemoparasitas, análises bioquímicas), além de exames de urina e fezes, prestando serviços tanto para os procedimentos internos da clínica-escola quanto para a solicitação externa de veterinários da região. Além de exames laboratoriais, existe o serviço de diagnóstico por imagem com a utilização aparelho de raio-x , bem como serviço de ultrassonografia. "Espaço selvagem": Nesse setor, localizado dentro do Campus Experimental, são ministradas as práticas acadêmicas relativas ao ensino de animais selvagens. Também são realizados neste setor atendimentos ao público, bem como acolhimento/atendimento de animais enfermos ou atropelados resgatados nas estradas pela Concessionária que administra a rodovia que corta a cidade de Vassouras.

A Fazenda conta com animais próprios para as atividades de ensino, dentre eles equinos, bovinos e pequenos ruminantes. Nesta estrutura ocorrem aulas práticas de semiologia, clínica, cirurgia, reprodução e obstetrícia e são disponibilizados procedimentos para pequenos e médios criadores.

O Biotério Central tem o objetivo de reproduzir e manter animais de laboratório destinados ao ensino e pesquisa na USS. A atividade experimental permite o desenvolvimento prático dos temas abordados nas aulas teóricas, em instalações modernas que obedecem aos critérios exigidos para um ótimo desenvolvimento dos métodos científicos.

Inserção Social

Localizada na Região Centro-Sul Fluminense, no reverso da Serra do Mar, no meio da mata, cercada de muito verde, sulcada pelo Rio Paraíba do Sul, clima mesotérmico úmido, com ar puro, a 460m de altitude, topografia ligeiramente acidentada, muita beleza natural, surgiu a aconchegante Vassouras. Sua posição geográfica está diretamente ligada pelo Caminho Novo aos primórdios da história do Rio de Janeiro e das Minas Gerais. A origem de seu nome, segundo a tradição, se deve a grande quantidade do arbusto chamado Tupeiçava ou Vassourinha, muito utilizado para fazer vassoura. Conhecida também como "Princesinha do Café", "Cidade das Palmeiras" e "Terra dos Barões", Vassouras exerceu importante papel no período do ciclo do café. Suas terras, inicialmente desbravadas por Garcia Rodrigues Paes Leme, transformaram-se logo num conglomerado de tropeiros e, em breve, a sesmaria de Vassouras e Rio Bonito daria lugar à Vila de Vassouras. Contando com privilegiada rede de transporte, destacando-se a via férrea, Vassouras foi elevada à categoria de cidade, em 1857.

O vassourense tem em sua personalidade a mistura do jeito mineiro, "cabreiro e circunspecto", com estilo fluminense, autêntico, brincalhão e acolhedor. Enriquecida com a economia cafeeira, Vassouras em pouco tempo se transformava num dos principais núcleos da aristocracia fluminense e só começa a declinar com a abolição da escravatura. A monocultura cedeu lugar às pequenas lavouras de hortaliças e cereais. Sua economia hoje se resume a atividades agropecuárias, principalmente gado de corte e leiteiro, e às lavouras de tomate.

Nos grandes centros urbanos é difícil encontrar condições adequadas para a instalação de centros culturais. "A ausência dos problemas típicos das grandes cidades" fez de Vassouras o grande desafio do prof. Severino Sombra, que se propôs transformá-la na Coimbra Brasileira. Este sonho, a princípio, considerado, por muitos, utópico, é hoje uma realidade incontestável. Hoje, a Universidade Severino Sombra (USS) e Vassouras são indissociáveis. Seus cerca de 30 mil habitantes se misturam a população estudantil.

A USS mantém diversos cursos em diferentes áreas do saber, que abrigam estudantes das mais distintas áreas do País. A Universidade transformou a vida da pacata cidade. À noite, a Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, principal ponto de encontro da Cidade, fica com seus bares e calçadas lotados. Ninguém se recolhe às mais diversas repúblicas sem antes dar uma passadinha na "Broadway". No centro da Cidade encontram-se também as principais casas comerciais, que se voltam para o gosto da juventude.

Linha de Pesquisa

Foco de estudo: Diagnósticos inovadores de afecções reprodutivas e melhoramento da produtividade através de técnicas relacionadas ao tratamento dos reprodutores e matrizes. O objetivo desta linha de pesquisa é aprofundar o conhecimento da fisiopatologia da reprodução animal, tanto na aplicação prática para profissionais que atuam no campo, quanto na acadêmica e científica. Esta linha de pesquisa envolve os estudos da fisiologia e endocrinologia da reprodução, fisiopatologia da reprodução e do puerpério e o diagnóstico clínico, laboratorial e de imagem com foco em animais domésticos para aumentar a eficiência quando do uso de biotecnologias da reprodução.

Foco de estudo: Avaliação da fisiologia de animais envolvidos em atividades esportivas visando o desenvolvimento de técnicas de detecção e avaliação do desempenho atlético com ênfase na raça Mangalarga Marchador. Esta linha de pesquisa destina-se à formação de profissionais habilitados a trabalhar diretamente com cavalos de esporte, cuja avaliação funcional e cuidados requerem uma especialização profissional com conhecimentos aprofundados em fisiologia, métodos de treinamento, medicina esportiva e emergências ortopédicas, incluindo diagnóstico clínico, por imagem e laboratorial de afecções de particular interesse em cavalos envolvidos em atividades atléticas.

Foco de estudo: Abordagem multidisciplinar no diagnóstico laboratorial de afecções parasitárias, virais, bacterianas, e protozoárias em animais domésticos e de produção para o avanço da profilaxia e da sanidade animal. Esta linha de pesquisa visa à formação de profissionais de qualidade capacitados na área disciplinar da Microbiologia Veterinária, numa perspectiva multidisciplinar e abrangente, proporcionando as ferramentas necessárias para a aquisição das competências à pesquisa nas áreas de Bacteriologia, Micologia, Parasitologia e Virologia. Este objetivo está direcionado para o avanço e desenvolvimento científico e tecnológico dirigido para necessidades nacionais, propondo temas atuais que contemplem a carência de profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento em Microbiologia. Também visa à investigação, desenvolvimento e inovação em Microbiologia Veterinária, com destaque particular na área da Biologia Molecular aplicada à Microbiologia Diagnóstica e Epidemiológica.

Foco de estudo: Diagnóstico clínico, laboratorial e por imagem de afecções de origem não infecciosa com ênfase na identificação de biomarcadores e desenvolvimento de técnicas diagnósticas e tratamentos inovadores. Esta linha de pesquisa destina-se à investigação de novas técnicas de diagnóstico, monitoramento e tratamento de afecções de origem inflamatória, bem como aprimoramento de técnicas já existentes, incluindo uma abordagem multidisciplinar, visando a aquisição de conhecimentos especializados e competência em pesquisa e desenvolvimento de protocolos e métodos inovadores, com destaque nas áreas de Enzimologia, Proteômica e Biologia Molecular e Imagem com ênfase em afecções inflamatórias em Animais Domésticos.

Linha de Atuação

A área de diagnóstico clínico e laboratorial representa uma porção essencial dos serviços prestados pelo Médico Veterinário, sendo de suma importância para o bom exercício da profissão. O diagnóstico preciso constitui prioridade no atendimento de pacientes, com vistas a aperfeiçoar o tratamento e o prognóstico, promovendo o bem-estar animal e diminuindo as perdas econômicas.

Perfil do Candidato

Profissionais da Medicina Veterinária que atuem nos setores industriais e nos diferentes segmentos da saúde animal, tais como, clínicas, hospitais, laboratórios, centros veterinários, fazendas, haras, setor produtivo agropecuário e a assistência em saúde animal.

Investimento

24 x R$ 1.500,00

Mestrado Profissional em Diagnóstico Clínico e Laboratorial em Medicina Veterinária

  • Já inclusos bolsas/descontos eventualmente concedidos por força de acordo coletivo.
  • Descontos ex-alunos da USS (10%) em qualquer mestrado

Localização

A região em que a Universidade Severino Sombra se encontra, abriga uma das mais importantes bacias leiteiras do país, caracterizada por inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de soluções para os desafios da área, bem como desenvolvimento de competências relacionadas à especialidade de Medicina Equina e à necessidade de formação de recursos humanos na área, já que se trata de uma das localidades que mais possuem criadores de cavalo do país, movimentando milhões em reais com atividades e exposições agropecuárias, empregos diretos e indiretos, bem como melhoramento genético e comercialização de animais.

Contato

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 250 - Bloco 03 - 2 andar Centro - Vassouras - RJ - CEP: 27700-000
  • Tel.: 2471-8372 / 2471-8371
  • E-mail: sec.mestradoveterinaria@uss.br
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h30min, sábado, das 8h às 12h

Inscrições aqui