Notícias

Últimas Notícias

Palavra do Reitor

Carta aberta à comunidade acadêmica

Vassouras, 04 de maio de 2018

“Véspera de feriado, 1966. Um dos membros do diretório do PTN (Partido Trabalhista Nacional) e Presidente do Sindicato dos Empregadores da Light procurou o General (Prof. Severino Sombra).

            _ General, nós temos uma colônia de férias lá bem perto de Vassouras e eu gostaria de convidá-lo, com sua esposa, para passarem esses dias em nossa companhia.

            _Ora meu companheiro, um convite desses não há como recusar (respondera o General) ...

...Voltando no final da tarde para a colônia de férias da Light, saiu do lugarejo pensativo e com uma pergunta: _Será esta a cidade para minha Coimbra?”

Este episódio, narrado em detalhes no livro Retrato de um Nacionalista (Uma biografia romanceada de Severino Sombra), escrito por Eduardo Augusto Lebres de Moura, selou por definitivo o destino da cidade de Vassouras, bem como as próximas décadas de vida do General Sombra.

Deste momento em diante, há aproximados 52 anos, nascia na mente de um gênio empreendedor um desejo obcecado, apaixonado e definitivo de implantar na cidade de Vassouras uma universidade nos moldes da Universidade de Coimbra.

Tal sonho origina-se durante o exílio do General, em Portugal, na década de 1930, momento em que conheceu e passou admirar a cidade de Coimbra, por sua trajetória histórica e, em particular, por ser um secular e renomado polo de geração de conhecimento para a humanidade, por meio de sua universidade, a Universidade de Coimbra, fundada em 1290!

Em 27/07/66 nascia a Fundação Universitária Sul Fluminense (FUSF), que, em 25 de março de 1975, teve seu nome alterado para Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE).

De lá para cá, um longo caminho foi percorrido. Fundou-se, inicialmente, a Faculdade de Medicina, em 1968, posteriormente a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, seguida da Escola de Engenharia Mecânica e Elétrica.

Também foi inaugurado o Hospital-Escola Jarbas Passarinho (HEJP), em 06/04/70, posteriormente denominado Hospital Universitário Sul-Fluminense (HUSF) e, hoje, na percepção de que precisamos realinhar nossa trajetória com o sonho original do General Severino Sombra, reconhecido como Hospital Universitário de Vassouras (HUV).

No final da década de 1990, mais especificamente no dia 16/09/1999, o Professor Severino Sombra inicia uma rodada de diálogos com o Consulado de Portugal, realizando no auditório da _ já reconhecida como _ Universidade Severino Sombra, a cerimônia em que a Cidade de Vassouras e a Cidade de Coimbra firmam um pacto, estabelecendo o Estatuto de Cidades Universitárias irmãs.

Da mesma forma buscava-se o diálogo com a Universidade de Coimbra, procurando-se consolidar o sonho original de ver Vassouras, e sua Universidade, reconhecidas internacionalmente por sua qualidade e relacionamento íntimo, de irmandade, com a Cidade e Universidade de Coimbra, respectivamente.

Porém, com o falecimento do General Sombra, em 12 de março de 2000, pouco menos de um ano após firmados os protocolos, este projeto cai no esquecimento.

Coube a atual gestão da Mantenedora, bem como da Universidade, recuperar esta história e trajetória, em memória e, principalmente, respeito, ao desejo original do Professor Severino Sombra.

Estando, portanto, as cidades de Vassouras e Coimbra, unidas por laços perenes, consolidou-se a percepção de que, à exemplo de Coimbra, cuja Universidade ostenta o nome da cidade por razões históricas e por orgulho de sua origem, a nossa Universidade deveria trilhar o mesmo caminho.

Desta forma a Universidade Severino Sombra (USS) formalizou solicitação perante o MEC, no final de 2017, objetivando a mudança de nome da Instituição, passando a denominar-se: Universidade de Vassouras.

                        Mantida pela Fundação Educacional Severino Sombra, a Universidade de Vassouras dá continuidade à sua tradição de compromisso com a Educação de excelência e a formação de profissionais que possam fazer a diferença em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, competitivo e inovador.

Permanecemos, assim, na trajetória de mais de 50 anos de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo um Projeto Pedagógico Institucional pautado no que há de mais moderno, para formar o profissional do futuro.

A qualidade de nosso ensino, continuamente bem avaliado pelo Ministério da Educação, é o que norteia todos os cursos oferecidos atualmente pela Universidade de Vassouras, a saber: Administração, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Seguimos firmes no propósito de construir uma educação de qualidade para nossos alunos, entregando para a sociedade profissionais aptos, éticos e competentes, honrando assim a memória e legado que nos foi deixado pelo General Severino Sombra.

“A USS agora é Universidade de Vassouras”

Prof. Dr. Marco Antônio Soares de Souza

Reitor da Universidade de Vassouras

 

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!