Pesquisas
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação é o setor da Universidade Severino Sombra responsável por implantar, acompanhar as políticas institucionais de investigação científica, tecnológica e inovação.
O Programa Institucional de Pesquisa - PIP da Universidade Severino Sombra possui mecanismos de incentivo e viabilização para o desenvolvimento de pesquisas em sua comunidade acadêmica, a partir de duas tônicas combinadas. A primeira, na qualificação do seu corpo docente em relação aos avanços científicos, tecnológicos e de inovação; no intercâmbio de conhecimento científico nacional e internacional e na formação de Projetos de Pesquisa. A segunda tem como público-alvo os estudantes de graduação e pós-graduação, para que complementem sua formação acadêmica e profissional com atividades de investigação científica, tecnológica e de inovação; mobilidade acadêmica e científica, mediante convênios com Universidades e instituições de pesquisa nacionais e internacionais; programas institucionais de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBICTI Jr, além de participar dos programas do CNPq (PIBIC/ PIBITI), FAPERJ (PIBIC, PIBITI e Projetos Jovens Talentos para a ciência), e CAPES.
A USS tem Grupos de Pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Desses grupos, os professores e estudantes participam das grandes áreas do conhecimento, como Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Ciências Agrárias.
Os resultados destas atividades de investigação têm propiciado o aumento na produção científica dos professores pesquisadores e de seus orientados, inclusive acréscimo significativo de artigos publicados em livros e revistas científicas nacionais e internacionais e nas revistas eletrônicas da USS; aumento do número de projetos de pesquisas, contemplados com fomento externo, o que viabilizou a criação, ampliação, e reestruturação dos laboratórios de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento e em sintonia com as linhas de pesquisa da instituição. Como inúmeros trabalhos têm dimensão educacional e social, tem ocorrido a articulação do ensino, pesquisa e extensão, com preocupação na responsabilidade social, o que se inclui a comunidade à nossa volta.
...
Colegiado de Pesquisas
O Colegiado de Pesquisa é um órgão que participa na definição das políticas de pesquisa da USS e dos critérios de avaliação de projetos e pesquisadores. Ele é formado por docentes das diferentes Pró-Reitorias da USS, e para mandato de 02 (dois) anos.
- Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:
Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso - Coordenador do Mestrado em História Social:
Profa. Dra. Irenilda R. Barreto de Rangel M. Cavalcanti - Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Matemática:
Prof. Dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho - Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais:
Profa. Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz - Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais:
Prof. Dr. Vinícius Marins Carraro - Coordenador de Pesquisa:
Profa. Me. Leticia Patrão de Macedo Gomes - Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu:
Prof. Me. Átila Indalécio Marques Alves - Coordenador do Núcleo de Apoio a Pesquisa Extensão / NAPE - HUV:
Profa. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra - Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão / NAPE - USS:
Profa. Dra. Marise Maleck de Oliveira - Coordenador da Comissão Ética em Pesquisa - CEP:
Profa. Me. Seliane Silva Ramos - Coordenador do Comitê de Ética em Utilização de Animais - CEUA:
Prof. Dr. Marcelo Flores Catelli - Editor-Chefe das Revistas Online da USS:
Profa. Dra. Maria Fernanda de Mello Costa - Representante da Pró-Reitoria de Ciências Médicas:
Prof. Dr. Carlos Alberto Behring - Representante da Pró-Reitoria de Ciências Tecnológicas, Sociais e Aplicadas:
Profa. Me. Margareth Fernandes - 1º Representante dos Pesquisadores:
Prof. Dr. José Leandro Casa Nova Almeida - 2º Representante dos Pesquisadores:
Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano - Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras:
Profa. Me. Maria Fernanda Caravana de C. Moraes Ricci - Eleição realizada de 25 de abril a 08 de maio de 2016.
Formulários
- - Modelo de Requisição de Material para Projeto de Pesquisa
- - Formulário de Inscrição para Edital de Bolsista Discente Link
- - Formulário de Avaliação/Acompanhamento de Bolsista PIBIC/PIBITI-USS/FUSVE
- - Formulário de Inscrição para o processo seletivo interno - Programa Ciência sem Fronteiras
- - Modelo de Relatório de Atividades de Iniciação à Pesquisa
- - Pesquisador Externo
- - CP1
- - CP2
- - CP3
Editais
Editais 2017:
- - RESULTADO - Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI (Vagas Remanescentes)
- - Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI (Vagas Remanescentes)
- - Resultado Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI Cursos (Engenharias, Administração, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária)
- - Edital 002/2017 PIBIC/PIBITI Cursos (Engenharias, Administração, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária)
- - Edital 001/2017 PIBIC/PIBITI-USS Curso Medicina
- - Edital Jovens Talentos FAPERJ 2017
Editais 2016:
- - Pré-seleção do edital 001/2016 PIBIC-PIBITI/CNPq
- - Prorrogação - Edital 001/2016 PIBIC/PIBITI-CNPq
- - Edital 001/2016 PIBIC/PIBITI-CNPq
Editais 2015:
- - Resultado final do Edital PIBIC/PIBITI-USS 2015
- - Resultado do Edital de Pré-Seleção do PIBIC/PIBITI-CNPq 2015
- - Edital - Cordel - Educação Antidengue
- - Edital de Seleção para alunos bolsistas do PIBITI e do PIBIC - 2015
- - Edital Pré-Seleção PIBIC/PIBITI-CNPq 2015
Editais 2014:
- - Edital PIBITI/FUNTTEL/CNPq
- - Resultado final do Edital de Seleção 2014 para o (PICTI-JR/USS)
- - Edital para seleção de alunos bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras
- - Edital Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação Júnior (PICTI-JR/USS)
Editais 2013:
- - Edital PIBIC/PIBITI/PIBITI_FUNTTEL do CNPq
- - Resultado do Edital nº002/2013 de Seleção para alunos voluntários - PICTI-JR
- - Resultado FINAL da Seleção - 1º Semestre de 2013 PIBIC-PIBITI/USS e PIBIC-PIBITI/CNPq
- - Edital Complementar 004/2013 de Seleção para alunos bolsistas PIBIC / PIBITI - Prorrogação
- - Edital Complementar 004/2013 de Seleção para alunos bolsistas PIBIC / PIBITI
- - Edital 001/2013 de Seleção para alunos bolsistas do PIBITI e do PIBIC - Prorrogação
- - Edital 002/2013 de Seleção para alunos voluntários para o PICTI-JR
- - Edital do Comitê de Ética em Pesquisa - 2013
Editais 2012:
- - Edital Ciência sem Fronteiras CNPQ - 2012
- - Edital de Capacitação Técnico-Científica
- - PIBICTI Junior - Edital
- - Relação de Projetos PIBICTI JR 2012
- - PIBITI - Edital 2012.1
- - PIBIC - Edital 2012.1
Editais 2011:
- - FUNADESP 2011 - Edital
- - PIBIC 2011 -2º Semestre - Edital
- - PIBIC 2011 -1º Semestre - Edital
Editais 2010:
- - PIBIC 2010 - Edital
- - PIBIC MEDICINA 2010 - Edital
- - Edital de Pesquisa
- - Edital do Programa Institucional para Coordenadores de Grupos de Pesquisa em Ligas Científicas
- - PIBIC 2010 - Edital
- - PIBIC MEDICINA 2010 - Edital
Eventos Científicos
Os certificados a partir do VI ENIC, estão disponíveis na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Campus da USS - Vassouras-RJ.
- - Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica 17 a 20 de outubro de 2017
- - Anais do XV Encontro de Iniciação Científica e 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Ciências - 18 a 21 de outubro de 2016
- - Anais do XIV Encontro de Iniciação Científica da USS - 27 a 30 de outubro de 2015
-
- Resumos do IV Simpósio de Pesquisa da USS - 30 de outubro de 2015
- ISBN dos Anais do XIV ENIC: 978-85-88187-43-6.
- ISBN dos Resumos do IV Simpósio de Pesquisa: 978-85-88187-44-3.
-
- Anais do XIII Encontro de Iniciação Científica da USS - 20 a 22 de outubro de 2014
- ISBN dos Anais do XIII ENIC: 978-85-88187-41-2.
-
- Anais do II Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense - 21 a 25 de
outubro de 2013
- ISBN dos Anais do II Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense: 978-85-88187-39-9.
-
- Anais do 1º Simpósio Luso-Brasileiro de Ciências - 23 a 27 de outubro de 2012
- ISBN dos Anais do 1º Simpósio Luso-Brasileiro de Ciências: 978-85-88187-36-8.
-
- Anais do I Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense - 18 a 21 de
outubro de 2011
- ISBN dos Anais do I Fórum de Produção Científica da Região Centro-Sul Fluminense: 978-85-88187-35-1.
-
- Anais do IX Encontro de Iniciação Científica da USS - 18 a 21 de outubro de 2010
- ISSN dos Anais do IX ENIC: 2178-7972.
-
- Anais do VIII Encontro de Iniciação Científica da USS - 03 a 05 de novembro de
2009
- ISBN dos Anais do VIII ENIC: 978-85-88187-13-9.
-
- Anais do VII Encontro de Iniciação Científica da USS - 1 a 5 de setembro de 2008
- ISBN dos Anais do VII ENIC: 978-85-88187-09-2.
-
- Anais do VI Encontro de Iniciação Científica da USS - 10 a 15 de setembro de 2007
- ISBN dos Anais do VI ENIC: 978-85-88187-08-5.
-
- Anais do V Encontro de Iniciação Científica da USS - 22 a 25 de maio de 2006
- ISBN dos Anais do V ENIC: 978-85-88187-07-8.
- - Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Severino Sombra- 09 a 13 de maio de 2005
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, com "munus público", de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Res.466/2012).
O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Sua missão é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.
O CEP da Universidade Severino Sombra foi criado e registrado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em 2000. Atualmente o Comitê é formado por dezessete participantes de diversas áreas de atuação, além de um representante dos usuários da instituição.
Ofício Circular nº 304/2013 e Carta Circular nº 211/2013
Calendário de Reuniões:
Arquivos para Download:
- - Regimento Interno do CEP
- - Instruções Preliminares para Submissão de Protocolos de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
- - Dicas Plataforma Brasil
- - Processo Básico para Submissão de Projetos de Pesquisa
- - Modelo de Solicitação de Campo
- - Modelo - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
- - Relação de Membros do CEP
- - Dúvidas Frequentes
- - Resoluções CNS
- - CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
- - CNS - Conselho Nacional de Saúde
Comitê de Ética em Pesquisa:
- Endereço: Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, nº 280, Centro - Vassouras / RJ
- CEP: 27700-000
- E-mail: cep@uss.br
- Secretária: Sirlei F. Soares.
Membros do (CEP)
Nome | Área | Maior titulação |
---|---|---|
1 - Profª. Seliane Silva Ramos (Coordenadora) | Fisioterapeuta | Mestre |
2 - Prof. Sileno Corrêa Brum (Vice Coordenador) | Cirurgião-dentista | Doutor |
3 - Prof. Alan Gomes Miranda | Biólogo | Mestre |
4 - Profª. Fatima Niemyer da Rocha | Psicóloga | Doutor |
5 - Prof. Marcelo Flores Catelli | Biomédico | Doutor |
6 - Prof. Márcio Alexandre Terra Passos | Médico | Mestre |
7 - Prof. Marcos Antônio Mendonça | Médico | Mestre |
8 - Profª. Maria Fernanda Caravana Castro Moraes | Historiadora | Doutora |
9 - Profª. Me Melissa Manna Marques. | Farmacêutica | Mestre |
10 - Prof. Sebastião Jorge Cunha Gonçalves | Enfermeiro | Mestre |
11 - Profª.Suzana Medeiros Batista Amorin | Pedadoga | Mestre |
12 - Sra. Maria Cristina Rodrigues Teixeira | Representante de usuários | - |
Projetos de Pesquisa
- Procedimentos para submissão de propostas de projeto de pesquisa - Este roteiro irá lhe fornecer o passo a passo para o encaminhamento para análise de um proposta de projeto de pesquisa.
- Tabela de Áreas do Conhecimento - CNPq - Através da consulta nesta tabela, o pesquisador definirá a área em que está a sua proposta de pesquisa de acordo com a CAPES.
- Para envio da proposta são necessários os seguintes documentos:
- - Formulário para envio de proposta
de Projeto de Pesquisa- Através deste formulário, o
proponente poderá enviar via online o projeto de pesquisa para
análise, com a orientação da forma de inclusão de cada informação
baixo:
- 1. Tipo de Projeto de Pesquisa:
- 2. Título:
- 3. Autor(es):
- 4. E-mail dos Autores:
- 5. Resumo:
- 6. Introdução:
- 7. Justificativa e Relevância:
- 8. Objetivo Geral:
- 9. Objetivos Específicos:
- 10. Metodologia e Viabilidade:
- 11. Recursos Materiais:
- 12. Cronograma de execução:
- 13. Referências:
Após a certificação do Projeto de Pesquisa:
- CP1- Formulário de Cadastro do Projeto de Pesquisa - Formulário para registro do projeto de pesquisa, constando de coordenador, data de início, resumo, local de realização da atividade etc.
Projetos que envolvam pesquisa com seres humanos deverão submeter também Comitê de Ética em Pesquisa da USS. Plataforma Brasil - http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
Projeto que envolvam pesquisa com animais deverão submeter à Comissão de Ética no Uso de Animais em Pesquisa da USS.
- CP2- Formulário para Inclusão de Pesquisador - Formulário destinado ao registro da participação do(s) professor(es) que irão compor a equipe do projeto de pesquisa. A participação de pesquisador externo deve ser feita através de requerimento modelo abaixo:
- Requerimento para Pesquisador externo.
- CP3- Formulário para Indicação de Aluno para Atividade de Iniciação à Pesquisa - Formulário destinado ao registro da participação de aluno(s) de Graduação nas modalidades de Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica e Inovação - ITI; de Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado), Egressos na modalidade Capacitação Técnico-Científica - CTC, alunos do Colégio de Aplicação/USS e Escolas privadas conveniadas - a partir do 8º ano do Ensino Fundamental na modalidade de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação Júnior - ICTI-JR e Escolas Estaduais - a partir do 2º Ano do Ensino Médio no Projeto Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ.
Observação: Sem este formulário de indicação, não existe vínculo discente no projeto de pesquisa, inviabilizando a expedição de declaração ou certificado de participação no projeto de pesquisa.
Para encerramento de Projeto de Pesquisa:
- Modelo de relatório final para encerramento de Projeto de Pesquisa
Laboratórios
1. Laboratório de TDAH (Portaria R. Nº 064 de 03 de setembro de 2014).
O Laboratório de TDAH tem por objetivo estudar o Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade diagnosticado em crianças e adolescentes. Os sujeitos da pesquisa serão crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, vinculada à Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura Municipal de Vassouras-RJ. Quanto ao cenário do estudo o Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra Vassouras - RJ., serão utilizadas a estrutura disponibilizada por cada escola envolvida da rede municipal e as dependências próprias. Estão vinculados na pesquisa, professores-pesquisadores e alunos de Iniciação Científica do Cursos de Graduação da USS, pesquisadores externos e alunos da Rede Estadual de Ensino Público, que participam do
Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ.
2. Laboratório de Insetos Vetores (LIV-USS) /Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores (Apoio FAPERJ) (Resolução R. Nº 012 de 09 de maio de 2012 e Portaria Nº 065 de 03 de setembro de 2014).
O LIV-USS foi criado em 2004 e credenciado em 2012. O LIV-USS desenvolve e coordena projetos de pesquisas relacionados ao grupo de pesquisa/CNPq: "Produtos Naturais bioativos e vetores de importância médica e agrícola", e possui três linhas de pesquisa: Dinâmica populacional de insetos vetores de importância médica; Produtos naturais de plantas e controle de vetores de doenças e pragas; e educação antidengue. O LIV-USS conta na equipe com a participação de professores pesquisadores, estudantes IC, capacitação técnico-científica, e envolve os cursos de Graduação na área da saúde e ambiente, Ensino Médio do Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ, Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da USS, além da parceria com pesquisadores vinculados a Instituições públicas. O LIV/USS também realiza atividades de extensão no município de Vassouras e nas cidades vizinhas, com apresentação em praça pública do "Aedes na praça" e "Educação antidengue: na rota do mosquito", a fim de conscientizar a população em geral e formar multiplicadores no controle do mosquito e prevenção da dengue.
3. Laboratório de Bionomia de Insetos (LABIN) (Resolução R. Nº 013 de 09 de maio de 2012).
O Laboratório de Bionomia de Insetos (LABIN) tem como objetivo o levantamento de Insetos Bioindicadores (Coleóptera e Hymenoptera) em Fragmento de Floresta Atlântica e o estudo dos insetos fitoparasitos e inimigos naturais de culturas orgânicas, objetivando a transferência de tecnologia para cultivo convencional de Plantas Cítricas de Cultivo Orgânico na região Centro Sul Fluminense. Participam de suas atividades professores-pesquisadores dos Cursos de Graduação da USS, alunos de Iniciação Científica com bolsa da FAPERJ e CNPq, alunos do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e alunos da rede estadual de ensino, vinculados ao Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ.
4. Laboratório de Biomorfologia e Patologia Experimental (LBPE) (Resolução R. Nº 020 de 16 de maio de 2012).
O Laboratório de Biomorfologia e Patologia Experimental (LBPE), tem como objetivo estudar a partir da hipótese de que a desnutrição protéico-calórica (DPC) através de um modelo experimental de restrição alimentar interfere na densidade morfometria cardíaca de camundongos C57BL/6. Como também estudar a inflamação pulmonar induzida pela hiperóxia através dos mecanismos de dano oxidativo, desequilíbrio redox e morfometria pulmonar e ainda a úlcera de pressão é uma lesão cutânea encontrada com maior frequência nos hospitais, tanto do setor público ou privado, é um problema de saúde pública que está relacionado diretamente com o índice de morbi-mortalidade nos hospitais. A medicina natural vem ganhando espaço na prática dos hospitais e se mostram muito eficazes e com uma melhor resposta do paciente, o presente estudo tem como objetivo investigar o efeito do extrato da Achillea Millefolium L. (Asteraceae) durante uma cicatrização excisional cutânea de camundongo. O laboratório conta com a participação de professores-pesquisadores e alunos de Iniciação Científica dos Cursos de Graduação da USS. Floresta Atlântica e o estudo dos insetos fitoparasitos e inimigos naturais de culturas orgânicas, objetivando a transferência de tecnologia para cultivo convencional de Plantas Cítricas de Cultivo Orgânico na região Centro Sul Fluminense. Participam de suas atividades professores-pesquisadores dos Cursos de Graduação da USS, alunos de Iniciação Científica com bolsa da FAPERJ e CNPq, alunos do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e alunos da rede estadual de ensino, vinculados ao Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ.
Modelo de Convênio
- - Convênio do Programa de Iniciação Científica,
Tecnológica e Inovação Júnior (PICTI-JR)
- Em 2012, a USS criou o Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação Júnior (PICTI-JR), destinado aos alunos do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp/USS). Em 2013, a USS ampliou para as demais escolas privadas de Vassouras. Até o momento, assinaram convênio com a USS, o Centro de Educação e Crescimento - Colégio Arco-Íris, o Colégio Espaço Ativo e o Colégio Santos Anjos.
- - Convênio de Capacitação Técnico-científica - Este convênio busca o envolvimento de profissionais das Instituições conveniadas nos projetos de pesquisa desenvolvidos na USS.
Projetos de Pesquisa
- O Núcleo de Apoio à Pesquisa foi criado para auxiliar professores e alunos na elaboração de propostas de projetos de pesquisa e de artigos científicos. Para efetivar esta proposta foram criados três núcleos no Campus da Universidade Severino Sombra:
- NAPE - HUV - Núcleo de Apoio à Pesquisa destinado aos professores e alunos do Hospital Universitário Sul Fluminense.
- - HUSF - Regulamento
- NAPE - Vassouras- Este regulamento define a política de incentivo à Pesquisa dos professores e técnico-administrativos a partir da titulação acadêmica exigida.
- - NAPE - Vassouras - Regulamento
- Profª. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra
- Prof. Me. Célio de Barros Barbosa
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Marise Maleck de Oliveira
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Marinéa da Silva Figueira Rodrigues
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marcelo Flores Catelli
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Paulo Cesar Rodrigues Cassino
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Maria das Graças Ávila Guimarães
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Angelo Ferreira Monteiro
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Drª. Rosana Canuto Gomes
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Drª. Bárbara Cruz Tavares de Macedo Fernandes
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Seliane Silva Ramos
- - Currículo Lattes
- Prof. Esp. Adiel Queiroz Ricci
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Simão Pedro dos Santos
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. William Costa Rodrigues
- - Currículo Lattes
Comitê
- Prof. Me. Adiel Queiroz Ricci
- - Currículo Lattes
- Profa. Drª. Adriana Vasconcelos da Silva Bernardino
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Afonso José Celente Soares
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Alan Gomes de Miranda
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Ana Beatriz Calmon Nogueira da Gama Pereira
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Ana Carla Pinheiro Lima
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Angelo Ferreira Monteiro
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Antonio Orlando Izolani
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Átila Indalecio Marques Alves
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Bruno Moraes Lemos
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Carla Cristina Neves Barbosa
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho
- - Currículo Lattes
- Profa. Drª. Catia Maria Santos Diogo da Silva
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Claudio Ramos Peixoto
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Diego Macedo Veneu
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Elisa Maria Amorim da Costa
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Fátima Niemeyer da Rocha
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Fernanda Cabral Samico
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Flávia Clare Goulart de Carvalho
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Guilherme Marques Soares
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Gustavo Mendes Gomes
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Irenilda Reinalda Barreto de Rangel Moreira Cavalcanti
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Jesimar da Cruz Alves
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. José Leandro Casa Nova Almeida
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. José Thomaz de Carvalho
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Leonardo de Araújo Casa Nova
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Lidiane de Castro Soares
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Lilia Marques Simões Rodrigues
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marcelo Flores Catelli
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Márcio Figueiredo Souza
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marco Aurélio dos Santos Silva
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Marco Antonio Mendonça
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Margareth Fernandes
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Margareth Maria de Carvalho Queiroz
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª. Maria Cristina Almeida de Souza
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci
- - Currículo Lattes
- Profª. Dra. Maria Fernanda de Mello Costa
- - Currículo Lattes
- Profª. Dr.ª Marise Maleck de Oliveira
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Melissa Manna Marques
- - Currículo Lattes
- Profa. Dra. Paloma Martins Mendonça
- - Currículo Lattes
- Prof.ª Me. Paula Pitta de Resende Côrtes
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Cassino
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Ricardo Marinho dos Santos
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra
- - Currículo Lattes
- Prof. Me. Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves
- - Currículo Lattes
- Profª. Me. Seliane da Silva Ramos
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Sileno Corrêa Brum
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Vinícius Marins Carraro
- - Currículo Lattes
- Prof. Me.Vitor Manoel de Araújo Silva
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Adriano Lucio Peracchi (UFRRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Alphonse Germaine Albert Charles Kelecom (UFF)
- -Currículo Lattes
- Dr. Antonio Carlos de Oliveira Miranda (UnB)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Antonio Macedo D'Acri (UNIRIO)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dra. Claudia Gontijo (FUNED/MG)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Eduardo Caio Torres dos Santos (FIOCRUZ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Fábio Henrique Lopes (UFRRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Felipe da Costa Brasil (UVA)
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª. Ingrid Annes Pereira (UFRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Jacenir Mallet (FIOCRUZ)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. José Francisco do Prado Filho (UFOP)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Lenize Fernandes Maia (UFJF)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Madalena Maria de Magalhães Pinto (FFUP/CEQUIMED)
- Currículo Lattes- Não possui Lattes
- Profa. Dra. Marcia Marques Gomes (UERJ/CAPES/CNPq/FAPERJ/LNU)
- -Currículo Lattes
- Profa. Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz (FIOCRUZ/FTESM/USS)
- -Currículo Lattes
- Profa. Dra. Maria Lucia Mexias-Simon (ALV)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Miliane Moreira Soares de Souza (UFRRJ)
- -Currículo Lattes
- Prof.ª Dr.ª Renata Rodrigues Vereza (UFF)
- -Currículo Lattes
- Drª. Paloma Martins Mendonça (IOC/FIOCRUZ/USS)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Adriano Lúcio Peracchi (UFRRJ/MPEG/UFRP/CNPq)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Alphonse Germaine Albert Charles Kelecom (UFF)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Antonio Carlos de Oliveira Miranda (UnB)
- - Currículo Lattes
- Profª. Drª.Claudia Gontijo Silva
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Fábio Henrique Lopes (UFRRJ/CNPq)
- - Currículo Lattes
- Profa. Dra. Hustana Maria Vargas (UFF/UFRJ/PUC-Rio)
- - Currículo Lattes
- Profa. Dra. Márcia Maria Menendes Motta (UFF)
- - Currículo Lattes
- Profa. Dra. Marcia Marques Gomes (UERJ/CAPES/CNPq/FAPERJ/LNU)
- - Currículo Lattes
- Profa. Dra. Margareth Maria de Carvalho Queiroz (FIOCRUZ/FTESM)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Mario Geraldo de Carvalho (UFRRJ/UFRJ/FIOCRUZ/CNPq/FAPERJ)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP/REAMEC/UFRJ/UFJF)
- - Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano
- -Currículo Lattes
- Profa. Dra. Fátima Niemeyer da Rocha
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Gustavo Gomes Mendes
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Marcelo Flores Catelli
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr.Marco Aurélio dos Santos Silva
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª. Maria Cristina Almeida de Souza
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª. Marise Maleck de Oliveira (Presidente)
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Paulo Cesar Rodrigues Cassino
- -Currículo Lattes
- Profª. Drª.Paloma Martins Costa
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Sileno Corrêa Brum
- -Currículo Lattes
- Prof. Dr. Vinicius Marins Carraro
- -Currículo Lattes
Links Uteis
- CNPq- Conselho Nacional de Pesquisa Científica: - www.cnpq.br
- CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: - www.capes.gov.br
- FAPERJ- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro: - www.faperj.br
- FBN- Fundação Biblioteca Nacional: - www.bn.br
- CEQUIMED- Centro de Química Medicinal: - www.ff.up.pt/cequimed
- Plataforma Lattes: - www.lattes.cnpq.br
- Plataforma Brasil: - www.aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
Contato
- Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação: Prof. Dr. Carlos Eduardo Cardoso
- Coordenadora de Pesquisa:Profa. Me. Letícia Patrão de Macedo Gomes
- Horário de atendimento: segunda à sexta-feira - 8h às 12h - 13:30h às 18h.
- Ligue:+55 (24) 2471 8351
- Email: coord.pesquisa@uss.br